Secretaria Municipal de Assistência Social de Angélica participa de Ato em Defesa do SUAS

No dia 14 de novembro em Dourados, aconteceu o Ato em defesa da política que tem como objetivo de apoiar aqueles que não tiveram oportunidade de estudo, trabalho digno e que precisam de serviços da Assistência Social. Além de alertar quanto a previsão dos cortes no orçamento geral da união com impacto nos serviços da Assistência Social em todo o país.
Trabalhadores, gestores e usuários da Assistência Social de Dourados, Angélica, Ivinhema e os demais municípios da grande Dourados protestaram em defesa da continuidade dos serviços, pois a medida prevê 98% de diminuição dos valores repassados pelo governo federal aos municípios para manter o SUAS (Serviço Único da Assistência Social) em todo o brasil.
Os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), os CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e as unidades de acolhimento seriam os mais prejudicados, por isso temos que lutar para que haja a recomposição orçamentária, a assistência social precisa de expansão e não de cortes.
A medida foi apresentada pelo governo em setembro deste ano, em uma comissão intergestora tripartite e desde então os gestores da área tem se mobilizado contrários a mesmas, diante disso foi realizada uma proposta de recomposição orçamentaria na comissão de seguridade social tendo em vista reprimir o corte. E caso não ocorram avanços quanto à situação, outros atos podem ocorrer em breve.