A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo teve início na última segunda-feira (6/08) e segue até o dia 31 de agosto.

A meta em Angélica é vacinar 581 crianças na faixa etária de 01 ano a menores de 05 anos de idade. O “Dia D” de mobilização será 18 de agosto. Estaremos atendendo das 08:00 às 16:00, nas ESF Vila Esperança, ESF Central e ESF Ipezal. Os pais ou responsáveis, não podem esquecer a Carteira de Vacinação da criança.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças de 01 ano a menores de 05 anos serão imunizadas, mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber outro reforço. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização da carteira de vacinação.

O país enfrenta dois surtos de Sarampo: em Roraima e Amazonas. Estão relacionados à migração de venezuelanos e baixas coberturas vacinais, já que o vírus circulante no país tem o mesmo genótipo (D8) do que circula na Venezuela desde 2017.

 Até o dia 25 de julho de 2018, foram confirmados 822 casos de Sarampo no Amazonas e em Roraima. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1).  Em 2016, houve 89.780 mortes por sarampo em todo o mundo.

No Brasil, em 2018, já foram confirmados 5 óbitos: 4 em Roraima (sendo 3 em estrangeiros e 1 brasileiro) e 1 óbito no Amazonas (em brasileiro)

Prêmio – O Rotary Club de Ivinhema fez a doação de 02 bicicletas para serem sorteadas entre as crianças (faixa etária de 01 a 4 anos 11 meses e 29 dias) que forem vacinadas durante a campanha. Uma bicicleta será destinada para as crianças do município de Angélica e uma bicicleta para as crianças do distrito de Ipezal. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!