Angélica tem dia D contra poliomielite e sarampo neste sábado

Angélica realiza, neste sábado(18), o “Dia D” da Campanha Nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 581 crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos de idade.

O atendimento amanhã(18) será realizado das 08:00 às 16:00, nas ESF Vila Esperança, ESF Central e ESF Ipezal. Os pais ou responsáveis não podem esquecer a Carteira de Vacinação da criança. “Estamos trabalhando com afinco para alcançar a meta e atingir o número de crianças, pedimos aos pais para se atentarem ao calendário vacinal dos filhos”, ressaltou a secretaria de saúde Francielli Fascincani.

“A população do nosso município tem sido bastante atenda para a importância das vacinas, então pretendemos, com a adesão de nossos cidadãos, repetir os índices de campanhas passadas, que chegaram a 95% em média”, afirmou o prefeito Roberto Cavalcanti.

Quem deve ser vacinado?

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças de 01 ano a menores de 05 anos serão imunizadas, mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização da carteira de vacinação.

O país enfrenta dois surtos de Sarampo: em Roraima e Amazonas.

Até o dia 25 de julho de 2018, foram confirmados 822 casos de Sarampo no Amazonas e em Roraima. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1).  Em 2016, houve 89.780 mortes por sarampo em todo o mundo.

No Brasil, em 2018, já foram confirmados 5 óbitos: 4 em Roraima (sendo 3 em estrangeiros e 1 brasileiro) e 1 óbito no Amazonas (em brasileiro).

Prêmio – O Rotary Club de Ivinhema fez a doação de 05 bicicletas para serem sorteadas entre as crianças (faixa etária de 01 a 4 anos 11 meses e 29 dias) que forem vacinadas durante a campanha. Uma bicicleta será destinada para as crianças que pertencem as área que corresponde as unidades de saúde do município  de Angélica e uma bicicleta para as crianças do distrito de Ipezal. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!