Meio Ambiente – Turismo

 

 

Angélica está inserida na região turística Vale das Águas que é a denominação dada pela indústria do Turismo á região sudeste do estado de Mato Grosso do Sul, que abrange 7 municípios: Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. É uma das 10 regiões turísticas oficiais deste Estado de Mato Grosso do Sul.

Nos últimos anos, os municípios pertencentes ao Vale das Águas se organizaram para que a área recebesse sinalização turística por parte do Ministério da Integração Nacional. Também tem havido vários cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento para trabalhadores da indústria do turismo, além de esforços para a estruturação e comercialização dos roteiros turísticos do Vale das Águas.

 

NEGÓCIOS E EVENTOS

As feiras agropecuárias, as festas de peão de boiadeiro, festas religiosas, festas tradicionais e muitos outros eventos do gênero, proporcionam a evolução dos mercados turísticos, entretenimento e de artesanato, consolidando a região, contribuindo e fortalecendo a inserção social, econômica e cultural das comunidades da região.

 

GASTRONOMIA

Com uma cultura diversificada, a culinária da região vale das Águas recebe influência dos diferentes povos que aqui se encontram. O preparo variado de peixes, o tradicional churrasco de carne bovina servido com mandioca, a vaca atolada, o puchero, são alguns dos pratos típicos saboreados em nossa região.

 

FÓRUM DE TURISMO VALE DAS ÁGUAS

A instalação do Fórum de Turismo faz parte da política de desenvolvimento e estruturação do setor no Brasil, estando presente no Plano Nacional de Turismo, como estratégia de fortalecimento da gestão descentralizada da atividade turística nas regiões.

O Fórum de Turismo da Região Vale das Águas tem como missão fomentar, impulsionar e apoiar a atividade turística de forma integrada e sustentável, através da integração da comunidade, da articulação entre atores sociais, econômicos, privados e governamentais e da análise de projetos e programas, visando a inclusão social.