MINISTÉRIO DA SAÚDE RECONHECE QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ANGÉLICA

A qualidade da atenção básica em saúde do município de Angélica melhorou significativamente de 2017 pra cá. É o que aponta a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde.

Os resultados, divulgados no Diário Oficial da União, do dia 04/09/2018, de acordo com a Portaria Nº 2.777 mostram que as unidades locais de Estratégia Saúde da Família (ESF) estão bem acima da média. Dentre os critérios de avaliação preconizados pelo Ministério da Saúde, que são os conceitos:  Ruim, Regular, Bom, Muito Bom e Ótimo, todas as equipes que já tiveram seus resultados publicados alcançaram o conceito “Muito Bom”.

O PMAQ analisa o padrão de qualidade do atendimento, avaliando os profissionais que fazem parte da equipe de saúde, a infraestrutura das unidades básicas, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão com os serviços prestados. De acordo com as melhorias na qualidade do atendimento, as unidades recebem mais recursos do governo federal. Quanto melhor for o desempenho, maior é o repasse de incentivos financeiros. O município deve quase quadriduplicar os recursos recebidos atualmente por equipe. Desde 2011 o município recebia R$ 2.345,91 por equipe da Atenção Básica pois o conceito era regular, agora passarão a receber R$10.556,61 cada uma, uma vezes que o conceito saiu de “Regular” para “Muito Bom”.

Em relação aos levantamentos anteriores, realizados nos anos de 2012 e 2014, as equipes haviam sido avaliadas com o conceito de avaliação “Regular”, e em 2018 avançaram de forma extraordinária, obtendo critério de avaliação “Muito Bom”.

“O fortalecimento da atenção básica reflete na melhoria do serviço de saúde prestado à população. Os resultados obtidos no PMAQ terão um impacto financeiro positivo, com o aumento do repasse do Ministério da Saúde ao município. A maior satisfação de um gestor é saber que o trabalho que está sendo desempenhado está no caminho certo, o reconhecimento do trabalho de cada equipe é fundamental para desempenharmos cada vez melhor nossas funções”, destaca a secretária de Saúde, Francielli Fascincani.

“Estamos investindo no fortalecimento da atenção básica, conforme preconiza o Ministério da Saúde, o que reflete na melhoria dos serviços oferecidos à população, pois sabemos que é a atenção básica a porta de entrada para todos os outros serviços”, avalia o prefeito Roberto Silva Cavalcanti. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!