Blog

CMDCA empossa os novos Conselheiros Tutelares

O Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes realizou a cerimônia de posse dos cinco novos Conselheiros Tutelares de Angélica, na manhã da última sexta feira, 10 de janeiro, na Secretaria Municipal de Assistência Social. A posse contou com a presença de membros do CMDCA e a Secretária de Assistência Social Rosana Raizel Celes.
O cargo de conselheiro tutelar tem como principal função zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, garantindo sua integridade física, psicológica e moral, bem como acompanhá-los em situações de risco, decidindo em conjunto as medidas de proteção.
Para a secretária Rosana Celes, “é muita responsabilidade e sem o apoio dos poderes públicos e impossível desempenhar um trabalho satisfatório e com qualidade”.
O prefeito Roberto Cavalcanti não pode comparecer devido a outra agenda, desejou através de mensagem boa sorte a todos reforçando seu compromisso junto a secretaria de apoiar e dar o suporte necessário “para que todos possam desempenhar um bom trabalho em defesa a garantia dos direitos das crianças e adolescentes angeliquenses”.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.

Prefeitura de Angélica deposita salários referente a dezembro nesta sexta-feira

A Prefeitura de Angélica deposita nesta sexta-feira o salário referente ao mês de dezembro de todos os servidores públicos, no sábado o valor já estará disponível para saque.
Para o prefeito Roberto Cavalcanti essa é mais uma conquista dessa administração “honrar com os nossos compromissos com os servidores públicos de Angélica e Ipezal é uma grande realização, num ano muito difícil economicamente para o setor público e no nosso país, garantimos os pagamentos de salários em dia, agradeço o empenho de cada servidor na luta diária pelo progresso de Angélica e Ipezal. Antecipadamente desejamos um feliz ano novo a todos e que em 2020 possamos cumprir com nossos compromissos como fizemos em 2019 e trazer mais desenvolvimento para nosso município”.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.

 

Angélica realiza a “I Mostra Saúde de Experiências Exitosas na Atenção Básica do Município.”

A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Criada há 16 anos pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Mostra Brasil, aqui tem SUS é um marco na defesa do Sistema Único de Saúde e na valorização de trabalhos que respeitam a diversidade do território nacional e que oferecem serviços de qualidade à população. Dar visibilidade a essas experiências exitosas, além de mostrar uma face diferente da que é divulgada diariamente na grande mídia, é uma maneira de promover a valorização do trabalho dos profissionais do SUS e de desencadear uma rede de troca de experiências entre os profissionais e gestores de saúde.
Para que o evento ocorresse contamos com a presença dos senhores Josiane Roque, coordenadora Núcleo de Implementação Estratégica Para Práticas Integrativas e Complementares em Educação e Saúde;
*Laércio José Silva Junior – Coodenador de Controle Interno;
*Marcela Leite Macedo – Enfermeira, Secretária Municipal de Saúde de Batayporã;
*Alam Aparecido de Mattos Tombini – Biólogo, Secretário de Obras e Infraestrutura;
*Márcia Boniolo do Valle -Enfermeira, Especialista em Saúde Família, Coordenadora da Atenção Básica.
Os jurados fizeram a avaliação de acordo com critérios previamente definidos.

Foram apresentados os seguintes projetos como experiências exitosas:

ESF LAURO DOMINGOS DE SOUZA
• EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ESF LAURO DOMINGOS DE SOUZA
• Enfª Giseli Sarambelli Polizel

ESF VILA ESPERANÇA
• EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESF VILA ESPERANÇA: A CAMINHO DO BEM – ESTAR
• Enf: Danyela Ciriaco

ESF DRº MÁRCIO ROGÉRIO CAMARGO
SAÚDE DA MULHER NA ESF DRº MÁRCIO ROGÉRIO CAMARGO
• Enf: Rosa Eliane Marques Caldeira

ESF CENTRAL
• PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM FOCO NOS ACS DA ESF CENTRAL
• Enfª Cláudia Eliane Lage Fagundes

SAÚDE BUCAL
• ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL
• Odontóloga: Manuela Ferreira Gomes

UNIDADE MISTA
• PROGRAMA DE HIGIENE VOCAL PARA O ACS.
• Fisioterapeuta: Thais Pereira
• Fonoaudióloga: Sara Dias Rocha

NASF ( NÚCLEO DE APOIO DE SAÚDE DA FAMÍLIA)
• KEFIR NO COMBATE AO COLESTEROL
• Nutricionista Cleiri Reiz Basílio

Para a Secretaria de saúde, Francielli Fascincani, “o momento é histórico para a saúde pública do município, pois nesta ocasião todos podem mensurar o trabalho ofertado a comunidade e o potencial das equipes que integram a saúde do município”.

O prefeito Roberto Cavalcanti, ressaltou “a importância do desenvolvimento de projetos e o atendimento à população para que tenhamos uma saúde cada vez mais de alta qualidade em Angélica”.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.

CMDCA realiza a diplomação dos novos Conselheiros Tutelares.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente diplomou na manhã desta terça-feira, 17, os novos Conselheiros Tutelares de Angélica. A diplomação aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença do prefeito Roberto Cavalcanti , a primeira dama Pastora Gonçalves Silva, Secretária de Assistência Social Rosana Celes, presidente do CMDCA Tamires Camila Figueiredo, Chefe de Gabinete Maurício Fornasier, a secretária de conselhos Rose Lizzy Maldonado de Sá, e os novos membros do conselho tutelar:
Edson Caramonte, Rosemere Carvalho, Márcia de Oliveira, Évelin Naddiny, Lucinéia Timotio, Kamila Tropaldi, Marta Weber, Rodrigo Mota, Tancredo Basílio, Isis Muzi, Márcia Martins, Daiane dos Santos, Meire Batista. O novo mandato dos conselheiros começa em 10 de janeiro 2020.
O prefeito Roberto Cavalcanti lembrou -se de sua passagem pelo CMDCA e pelo conselho tutelar “todo o aprendizado foi extremamente positivo para minha vida, eu desejo sucesso aos novos conselheiros e que eles possam exercer suas funções com responsabilidade e desejo sucesso no mandato de cada um”.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.

Colaboradores da Prefeitura de Angélica participam de jantar de confraternização

Prefeitura de angélica, realizou na sexta-feira, 13 de dezembro, um jantar de confraternização a todos os colaboradores, momento importante de interação entre a equipe, mais um ano de muito trabalho pelo desenvolvimento da cidade.
A noite teve um jantar especial para todos os presentes e um baile que foi até de madrugada levando alegria e confraternização.
O prefeito Roberto Cavalcanti agradeceu o desempenho de todos os presentes em suas funções “é muito importante a função de cada um aqui, quero agradecer o empenho de todos em transformar nossa cidade num bom lugar pra se viver e que em 2020 tenhamos sucesso em nossas empreitadas pelo desenvolvimento cada vez maior de Angélica, meu muito obrigada e desejo a todos boas festas e um feliz ano novo”.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos

Escola Municipal Napoleão Batista Albuquerque realizou na terça-feira, dia 11 de Dezembro, a solenidade de Formatura de 95 crianças que encerram a primeira etapa da vida escolar da Educação Infantil.

A cerimônia contou com a presença de muitos familiares, professores, diretores, secretário de educação Nelson Dalponte, além de várias autoridades do município como o prefeito Municipal Roberto Cavalcanti com a primeira dama Pastora Gonçalves da Cruz.

Para a diretora Sirlene é o momento de maior alegria vivida por todos que ali trabalham, pois passamos o ano inteiro convivendo com essas crianças, com seus pais e acabamos formando uma grande família.

Esse ano o tema da decoração foi “ABC”, onde ficou muito colorido e encantou a todos os formandos e convidados.
Para o prefeito Roberto Cavalcanti, “é com grande orgulho que vemos a formação de nossas crianças, a atual administração não mede esforços para investir na educação e proporcionar às melhores condições de ensino para todos”.

Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.

 

 

 

Prefeitura de Angélica recolhe 24 toneladas de pneus inservíveis.

A Prefeitura de Angélica por meio da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, em parceria com a empresa ECOPNEU, realizou a operação de recolhimento de pneus inservíveis, aqueles que seriam abandonados na natureza. Para minimizar esta contravenção com o meio ambiente a equipe da Prefeitura recolheu todos os pneus inservíveis das oficinas e borracharias da Cidade e do Distrito de Ipezal. Ao todo foram recolhidos cerca de 24 toneladas, entre pneus e câmaras de ar.
A ação de reciclagem está integrada à melhoria da qualidade de vida da população de Angélica, o processo é desenvolvido com o apoio das Secretarias de Obras, Meio Ambiente e Saúde sem custo para o município.
Após este procedimento a coleta é direcionada à empresa especializada ECOPNEU, localizada em Campo Grande, responsável por acondicionar os pneus até que eles sejam reciclados.
O Secretário de Obras e Meio Ambiente, Alam Tombini, ressalta que: “Ações como esta beneficiam o meio ambiente e colaboram com o bem-estar da população. Além da transformação em vários produtos que são reutilizáveis, o descarte correto dos pneus é de extrema importância para evitar o acúmulo de água, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a Chikungunya. Vale lembrar que um pneu demora em média 600 anos para se decompor e que somente no Brasil são produzidos em média 40 milhões de pneus por ano, os cuidados são necessários para a segurança da população e esta consciência possibilitará a garantia de um futuro mais limpo e solidário com nosso planeta”.
O prefeito Roberto Cavalcanti destaca a importância de trabalhos como esse “Essa ação traz mais sustentabilidade pra nossa cidade, esses pneus recolhidos evitam doenças como a dengue e mostra que com pequenas ações ajudamos o meio ambiente e tornamos Angélica uma cidade com maior responsabilidade ambiental”.
Prefeitura de Angélica, um governo para todos.

Prefeitura de Angélica deposita segunda parcela do 13º nesta quinta-feira

A Prefeitura de Angélica deposita nesta quinta-feira a segunda parcela do pagamento do 13º salário a todos os servidores públicos, na sexta-feira o valor já estará disponível para saque.
Para o prefeito Roberto Cavalcanti essa é mais uma conquista dessa administração “honrar com os nossos compromissos com os servidores públicos de Angélica e Ipezal é uma grande realização, num ano muito difícil economicamente para o setor público, garantimos os pagamentos de salários em dia, isso é gratificante e uma forma de agradecer a dedicação de cada um que trabalha para o melhor desenvolvimento da nossa cidade”.

Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Governo Municipal e AGRAER assinam o Protocolo de Intenções para criação do NTTAF para Agricultura Familiar de Angélica.

Foi assinado na quarta-feira, 04 de dezembro, o Protocolo de intenções entre o governo municipal de Angélica, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agraer de Angélica para criação do Núcleo de Transferência de Tecnologias para Agricultura Familiar de de Angélica.
O NTTAF será instalado no mesmo espaço onde hoje funciona a horta e viveiro municipal e contará com unidades demonstrativas de várias culturas agrícolas desenvolvidas por Instituições de Pesquisa do País e que poderão ser replicadas nas propriedades rurais de Angélica.
O NTTAF é um espaço físico localizado junto à Horta/Viveiro Municipal de Angélica, MS composta por aproximadamente 02 (dois) hectares, uma estufa e um local para armazenamento de insumos que receberá mudas, sementes e equipamentos desenvolvidos por Instituições de Pesquisa, Universidades e empresas públicas e privadas para que os agricultores possam conhecer e aplicar em suas propriedades.
O Núcleo adotará a metodologia de Transferência de Tecnologia para promover o desenvolvimento de comunidades rurais, que consiste no conhecimento, análise e interpretação dinâmica da forma como se estrutura e se viabiliza o espaço rural, através de seus componentes agroecológicos e socioeconômicos.
O NTTAF entrará em funcionamento a partir de janeiro de 2020.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos

CEI Cantinho do Céu recebe parquinho

A Secretaria de Educação, por meio da Prefeitura de Angélica entregou nesta quinta-feira, 05, um novo parquinho infantil para as crianças menores na CEI Cantinho do Céu, os equipamentos vão atender as necessidades de lazer dos pequenos
A diretora Diva Wolf agradeceu a iniciativa “vai ser uma felicidade só o uso desse novo parquinho, em nome de toda equipe agradeço ao prefeito Roberto Cavalcanti e ao secretário de educação Nelson Dalponte.
Para o prefeito essa é mais uma ação da prefeitura em prol dos alunos de Angélica, “Queremos levar além de educação de qualidade para nossas crianças, oportunidades de diversão e lazer enquanto estão na escola, dessa forma o desenvolvimento infantil será pleno”.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.