Blog

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo teve início na última segunda-feira (6/08) e segue até o dia 31 de agosto.

A meta em Angélica é vacinar 581 crianças na faixa etária de 01 ano a menores de 05 anos de idade. O “Dia D” de mobilização será 18 de agosto. Estaremos atendendo das 08:00 às 16:00, nas ESF Vila Esperança, ESF Central e ESF Ipezal. Os pais ou responsáveis, não podem esquecer a Carteira de Vacinação da criança.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças de 01 ano a menores de 05 anos serão imunizadas, mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber outro reforço. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização da carteira de vacinação.

O país enfrenta dois surtos de Sarampo: em Roraima e Amazonas. Estão relacionados à migração de venezuelanos e baixas coberturas vacinais, já que o vírus circulante no país tem o mesmo genótipo (D8) do que circula na Venezuela desde 2017.

 Até o dia 25 de julho de 2018, foram confirmados 822 casos de Sarampo no Amazonas e em Roraima. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1).  Em 2016, houve 89.780 mortes por sarampo em todo o mundo.

No Brasil, em 2018, já foram confirmados 5 óbitos: 4 em Roraima (sendo 3 em estrangeiros e 1 brasileiro) e 1 óbito no Amazonas (em brasileiro)

Prêmio – O Rotary Club de Ivinhema fez a doação de 02 bicicletas para serem sorteadas entre as crianças (faixa etária de 01 a 4 anos 11 meses e 29 dias) que forem vacinadas durante a campanha. Uma bicicleta será destinada para as crianças do município de Angélica e uma bicicleta para as crianças do distrito de Ipezal. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

A Secretária Municipal de Assistência Social, comemora o Dia dos Pais no Centro de Convivência do Idoso.

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idoso, realizou nesta quinta feira no CCI (Centro de Convivência do Idoso) um delicioso almoço dançante com show de prêmios em comemoração ao Dia dos Pais com todos os idosos.

Para a secretária Rosana Celes, “poder homenagear aqueles que contribuíram para nos dar a vida é muito gratificante, pois apenas podemos agradecer por tudo que nos tem dado e jamais será possível compensar a dedicação que sempre manifestaram a nós”.

Na oportunidade o Prefeito Roberto Cavalcanti, acompanhado de sua esposa Pastora Gonçalves, aproveitou para desejar aos pais votos de muita saúde e vida longa, presenteando a todos com um lindo cartão de Dia dos Pais. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Roberto Cavalcante visita obras de ampliação da estação de tratamento de efluentes de Angélica

Roberto Cavalcante visita obras de ampliação da estação de tratamento de efluentes de Angélica
O prefeito de Angélica, Roberto Cavalcante visitou hoje pela manhã as obras de ampliação da estação de tratamento de efluentes do município. Os recursos provenientes da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e totalizam mais de R$ 7 milhões. Está inclusa também a construção para a extensão da rede de esgoto do município.
“A gente acredita com essas obras que estamos dando um grande avanço e cumprindo ao que o Ministério da Saúde preconiza como qualidade de vida à população”, explicou o prefeito. Com o tratamento de esgoto melhora-se a qualidade de vida da população e diminui a incidência de doenças nos habitantes do nosso município.
Outra contribuição que as obras oferecem é em relação ao meio ambiente, como solos, lençol freático, nascentes e córregos do município. “Podemos a partir da conclusão das obras diminuir significativamente a quantidade de fossas negras que trazem coisas que não são boas tanto pro meio ambiente como para nossas famílias”, ressaltou.
Este é mais uma contribuição para que sistema de tratamento de esgoto da cidade se amplie, e um dia chegar a totalidade da população de Angélica. Sabe-se que investimentos em saneamento diminui o gasto com tratamento de saúde da população. Roberto Cavalcante lembrou que obras de saneamento não são frequentemente lembradas por muitos governantes, pois, “elas são não aparecem diretamente aos olhos da população”.

Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Angélica realiza dia D e contribui para Base Curricular em MS

Todos os profissionais da Educação da Rede Municipal e Estadual do município de Angélica reuniram-se nesta sexta-feira, dia 03, para a discussão e contribuição na Base Curricular de MS.

A proposta de BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para ensino médio foi entregue pelo MEC ao Conselho Nacional de Educação em abril deste ano e a expectativa é que o documento seja homologado no fim de 2018.

No estágio atual, órgãos, entidades, associações e interessados podem oferecer suas contribuições e sugestões até 29 de agosto, data da última audiência pública a ser realizada pelo conselho, em Brasília.

 

“Para chegar a este momento, contamos com o apoio imprescindível, com orientação e materiais, da Coordenadoria Regional de Nova Andradina-CR9, representada pela professora Marilza Nunes de Araujo”, enfatizou a representante municipal da BNCC, diretora Solange Soares da Silva.

 

O encontro possui grande importância para as redes de ensino municipal e estadual, pois com as discussões e contribuições podemos garantir a educação com equidade, definindo as competências essenciais para a formação do cidadão em cada ano da educação básica.

Os representantes da Rede Municipal se reuniram na Escola Municipal Mauro Fascincani, enquanto que encontro da Rede Estadual aconteceu na Escola Estadual Senador Filinto Muller e no distrito de Ipezal (Escola Estadual Luiz Vaz de Camões).

De acordo com a diretora Solange, “a professora Marilza incentivou e auxiliou, o tempo todo, na missão de pensar num currículo que tivesse um pouco de todos visando no respeito aos valores culturais, artísticos, nacionais e regionais. 

Neste dia, também estiveram presentes os diretores e coordenadores da rede municipal e estadual de educação e professores das redes. Que contaram com o apoio de Nelson Dalponte, Secretário Municipal de Educação de Angélica. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

  

Nota da Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente informa a todos é TERMINANTEMENTE PROIBIDA deposição de resíduos domésticos na área em recuperação localizada no bairro Mutum, ao lado da Estação Meteorológica.

A referida área encontra-se em processo de recuperação pelo governo municipal, estando somente autorizados a deposição dos seguintes resíduos:

  1. Entulho (desde que não contenha plástico, metal, sacolas ou graxas)
  2. Solo proveniente de varrição
  3. Folhas e galhos

 

Informa ainda que o quem for flagrado depositando resíduos inadequados na referida área será denunciado a Polícia Ambiental por crime Ambiental e estará sujeito as penalidades da Lei Federal 9.605/1998 e Lei Estadual e 4719/2015

Adecoagro e Prefeitura são parceiras no projeto habitacional de Angélica

No dia 26 de julho, prefeito de Angélica, Roberto Cavalcanti esteve reunido em seu gabinete com os representantes da área de Recursos Humanos da Adecoagro, Ronaldo Mendonça, Franciene Cristina da Silva e Gregório Galdino, empresários da área habitacional e a assessoria da deputada federal Tereza Cristina para debater sobre um projeto habitacional que está em processo de articulação há 8 meses. Devido uma das unidades da empresa Adecoagro estar instalada no município, ocorreu um grande aumento populacional tanto em Angélica quanto no Distrito de Ipezal. A empresa quer contribuir na facilitação para aquisição de casas próprias dos seus colaboradores e por isso, será viabilizado um projeto habitacional na cidade de Angélica em um terreno adquirido pela Adecoagro.

Com a finalidade de reduzir o tempo de deslocamento no transporte até seu local de trabalho, melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e no desenvolvimento para a região que a Adecoagro propôs uma parceria com a prefeitura. “Haja visto que haverá sim um crescimento populacional em Angélica, por isto aceitamos o convite da parceria em prol de uma cidade melhor e qualidade de vida para todos”, afirmou o prefeito.

O Projeto que foi aprovado com 740 novas habitações, as quais serão enquadradas no projeto Minha Casa e Minha Vida através da Caixa Econômica Federal contou com uma grande parceria da deputada federal, Tereza Cristina. “A deputada nos ajudou em Brasília para que pudéssemos ter acesso a homologação do nosso projeto. Assim como outros projetos que estão em andamento de criação e análise que são do posto de saúde, da creche e a escola na região”, ressaltou o Prefeito. Mas além da moradia será necessário realizar melhorias na infraestrutura como esgotamento sanitário, galerias fluviais, creches, postos de saúde e escolas na região onde serão construídas as casas.

Outro apoio que foi fundamental ao projeto, foi do deputado Barbosinha que também intermediou nos processos de infraestrutura para que acontecesse este momento de pactuação entre o poder Municipal, poder Estadual e a Câmara de Vereadores.

 Este projeto habitacional será executado a médio e a longo prazo, pois etapas nos programas de habitação a serem seguidas. As regras para inscrições dos interessados no financiamento da casa própria serão divulgadas em breve, e são destinadas para os colaboradores da Adecoagro.

“A prefeitura agradece a parceria com a Adecoagro que vem buscando cada vez mais desenvolvimento e melhorias para nosso município. Outra parceria fundamental neste projeto também é dos nossos vereadores, muito obrigado a todos”, disse o prefeito. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

 

Audiência Pública sobre Conservação de solos e estradas é realizada em Angélica

No dia de 20 de julho, aconteceu na Câmara de Vereadores de Angélica, a audiência pública para debater com a população a conservação de solos e estradas, realizada pela Governo Municipal em parceria com a Poder Legislativo Municipal.

O evento organizado pela Secretaria do Meio Ambiente contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário onde foram debatidos os problemas relacionados a conservação de solo e manutenção de estradas em Angélica, mostrando o status atual e plano de ação para sanar os problemas dessa temática.

Para o prefeito de Angélica, Roberto Cavalcanti é muito importante a participação popular para resolução desse problema que afeta direta e indiretamente todos os munícipes.

E o secretário do Meio Ambiente, Alam Tombini, reiterou a necessidade da implementação de uma Lei Municipal que verse sobre a conservação do solo em Angélica haja vista o estágio atual de degradação desse recurso no município.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo Peres, citou a dificuldade de atuação em razão da frequente demanda de manutenção de estradas por conta da erosão causada pelo escoamento de águas.

O Projeto de Lei n° 01/2018, da Secretaria do Meio Ambiente estará disponível para consulta pública até o dia 20 de agosto de 2018, depois segue para votação na Câmara de vereadores. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Pacientes de Angélica recebem atendimento na Caravana Saúde

A Prefeitura Angélica, através da Secretaria Municipal de Saúde encaminhou na última quinzena de junho, cerca de 100 pessoas entre pacientes e acompanhantes para serem atendidos na Caravana da Saúde.

Todos os pacientes encaminhados apresentavam problemas de visão (catarata, pterígio entre outros).

De acordo com a secretária de saúde, Francielli Fascincani, os  atendimentos oftalmológicos vieram de encontro com o anseio dos pacientes que aguardavam há anos por estas intervenções cirúrgicas.  O transporte, apoio logístico e hospedagem foram organizados pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS). Os pacientes foram acompanhados por profissionais da Secretaria de Saúde para que tivessem o máximo de acolhimento durante os atendimentos.

Dos pacientes encaminhados cerca 67 foram submetidos a cirurgia de catarata e pterígio. Os demais passaram por outros procedimentos oftalmológicos para melhorar capacidade visual.

“Todos os pacientes que foram submetidos aos procedimentos cirúrgicos serão atendidos no pós operatório dando seguimento ao serviço oferecido inicialmente”, completou a secretária.

Para o prefeito Roberto Cavalcanti é muito satisfatório ver os pacientes do município serem atendidos durante a caravana. “Aproveito a oportunidade para reafirmar o meu compromisso de priorizar a saúde da população”,concluiu o prefeito. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

 

 

Orientação Técnica sobre Piscicultura – Secretaria de Meio Ambiente de Angélica

A Secretaria de Meio Ambiente de Angélica informa que após consulta ao Órgão Ambiental Estadual de Fiscalização e Licenciamento (IMASUL), esclarece aos produtores rurais que desenvolvem a atividade de piscicultura em tanques elevados circulares, que para proceder o licenciamento dessa atividade deverão enviar ao IMASUL um instrumento denominado CARTA CONSULTA, disponibilizado no site do Órgão Estadual de Fiscalização e Licenciamento (www.imasul.ms.gov.br – Licenciamento Ambiental – Formulários e Termos de Referência).

Em caso de dúvidas, comparecer a Secretaria de Meio Ambiente situada na garagem de veículos e equipamentos da Prefeitura, Avenida Racchid Neder, 2238, Bairro Industrial

Prefeitura de Angélica, um governo par todos!