Blog

Secretaria Municipal de Saúde promove ações durante o ‘Setembro Amarelo’ sobre a Prevenção do Suicídio e a Valorização da Vida

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha brasileira de conscientização da população a respeito da prevenção do suicídio. A Prefeitura de Angélica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde também aderiu a causa e durante o mês de Setembro serão desenvolvidas diversas ações referentes ao tema que abrangem capacitações para profissionais da Atenção Básica, Escolas e para a população em geral, assim como atendimento visando orientações.

O tema escolhido pela Secretaria de Saúde para a campanha é ‘Falar é a melhor solução’ e tem o objetivo de alertar a sociedade a respeito da realidade em torno do suicídio.

O Ministério da Saúde tem estabelecido uma agenda de ações estratégicas compreendendo a importância da temática de saúde da população e estabelecendo compromissos e responsabilidades entre todas as instâncias elencando três eixos de cuidado: em primeiro a vigilância e qualificação da informação; em segundo a prevenção do suicídio e promoção da saúde e em terceiro a gestão e cuidado.

Dentro dessa perspectiva e acompanhando as diretrizes nacionais, para abertura das atividades, na segunda-feira (17/9/2018) às 13h aconteceu uma palestra com tema ‘Prevenção de Suicídio e Valorização da Vida ministrada pelo Capitão BM Capelão Edilson dos Reis, professor, pesquisador e Coordenador de Curso de Prevenção ao Suicídio do Hospital Universitário da UFMS.

A atividade foi organizada em parceria com o Major Pablo Diego Barros de Jesus, responsável pelo comando do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Ivinhema, e reuniu profissionais da saúde, da Assistência Social, e a comunidade em geral.

Durante todo o mês de setembro acontecerão atividades voltadas para a valorização da vida e a prevenção do suicídio. Além das ações específicas de capacitação e orientações, a ideia é reforçar, aos profissionais da saúde, a importância de falar sobre assunto.

A Secretária de Saúde Francielli Fascincani destacou a importância de desenvolver estas ações pela valorização da vida, ressaltou as atividades que serão desenvolvidas durante o mês de Setembro tanto no município quanto no distrito de ipezal e agradeceu a parceria com o Corpo de Bombeiros e a AMS na pessoa da primeira dama Pastora Gonçalves, que numa parceria AMS e Secretaria de Saúde foram colocados laços amarelos pela cidade no intuito de chamar a atenção da população para um tema tão importante.

O prefeito Roberto Cavalcanti acompanhou a palestra e em sua fala destacou que toda forma de prevenção é de grande valia, e que a valorização da vida deve ser um ato contínuo. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Governo Municipal realiza reunião com Energisa com pauta sobre arborização urbana

O Secretário de Meio Ambiente, Alam Tombini, participou de uma reunião nesta quinta-feira (13/09/2018) com o Analista de Clientes, Antônio Fred Dias Pereira e o Assistente Técnico Regional, Francisco Ferreira para discussão do problema da arborização urbana no município de Angélica, haja vista que as espécies plantadas muitas vezes não são adequadas para arborização urbana, bem como a necessidade de podas contínuas para segurança da rede e dos munícipes.

A Energisa apresentou uma proposta de renovação de Termo de Convênio para realização de podas em árvores sob aas redes elétricas, sem ônus ao governo municipal, que deverá ser  assinada pelo Prefeito Municipal, Roberto Cavalcanti.

Ficou definido ainda durante a reunião que em 2019 será organizado em Angélica um Workshop sobre arborização urbana, riscos de podas sob rede elétrica e conscientização sobre o tema. O Secretário de Meio Ambiente também solicitou a Energisa a disponibilização de mudas de árvores para substituição de árvores com risco à rede elétrica e em áreas de expansão Urbana. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

MINISTÉRIO DA SAÚDE RECONHECE QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ANGÉLICA

A qualidade da atenção básica em saúde do município de Angélica melhorou significativamente de 2017 pra cá. É o que aponta a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde.

Os resultados, divulgados no Diário Oficial da União, do dia 04/09/2018, de acordo com a Portaria Nº 2.777 mostram que as unidades locais de Estratégia Saúde da Família (ESF) estão bem acima da média. Dentre os critérios de avaliação preconizados pelo Ministério da Saúde, que são os conceitos:  Ruim, Regular, Bom, Muito Bom e Ótimo, todas as equipes que já tiveram seus resultados publicados alcançaram o conceito “Muito Bom”.

O PMAQ analisa o padrão de qualidade do atendimento, avaliando os profissionais que fazem parte da equipe de saúde, a infraestrutura das unidades básicas, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão com os serviços prestados. De acordo com as melhorias na qualidade do atendimento, as unidades recebem mais recursos do governo federal. Quanto melhor for o desempenho, maior é o repasse de incentivos financeiros. O município deve quase quadriduplicar os recursos recebidos atualmente por equipe. Desde 2011 o município recebia R$ 2.345,91 por equipe da Atenção Básica pois o conceito era regular, agora passarão a receber R$10.556,61 cada uma, uma vezes que o conceito saiu de “Regular” para “Muito Bom”.

Em relação aos levantamentos anteriores, realizados nos anos de 2012 e 2014, as equipes haviam sido avaliadas com o conceito de avaliação “Regular”, e em 2018 avançaram de forma extraordinária, obtendo critério de avaliação “Muito Bom”.

“O fortalecimento da atenção básica reflete na melhoria do serviço de saúde prestado à população. Os resultados obtidos no PMAQ terão um impacto financeiro positivo, com o aumento do repasse do Ministério da Saúde ao município. A maior satisfação de um gestor é saber que o trabalho que está sendo desempenhado está no caminho certo, o reconhecimento do trabalho de cada equipe é fundamental para desempenharmos cada vez melhor nossas funções”, destaca a secretária de Saúde, Francielli Fascincani.

“Estamos investindo no fortalecimento da atenção básica, conforme preconiza o Ministério da Saúde, o que reflete na melhoria dos serviços oferecidos à população, pois sabemos que é a atenção básica a porta de entrada para todos os outros serviços”, avalia o prefeito Roberto Silva Cavalcanti. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Audiência Pública PPA-LOA

A Prefeitura Municipal de Angélica convida a população em geral para participar da Audiência Pública para fins de discussão e participação das alterações do PPA (Plano Plurianual 2018-2021) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o Exercício de 2019, em cumprimento ao disposto no § 4º do art. 9º e art. 48º da Lei Complementar 101/2000, a realizar-se no próximo dia 26 de Setembro de 2018, com início às 10:00 horas, na Câmara Municipal de Angélica, localizada na Av. Antônio Basílio de Lima, 218 – Alvorada, Angélica – MS, 79785-000.

Setembro Amarelo

A Prefeitura de Angélica através da Secretaria Municipal de Saúde em Parceria com o Corpo de Bombeiros de Ivinhema, vem através deste, CONVIDAR a todos para participarem de uma Palestra Para Prevenção do Suicídio com o professor, pesquisador e Coordenador de Curso de Prevenção ao Suicídio do Hospital Universitário da UFMS Capitão BM Capelão Edilson dos Reis. A Palestra será no dia 17/09/2018, no CCI, a partir das 13hrs.

Sua presença é muito importante, contamos com você!

Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Angélica comemora a Independência do Brasil.

Os tradicionais desfiles para comemorar a Independência do Brasil, ocorrem em diversas cidades do Brasil, e não foi diferente em Angélica.

Na manhã deste dia 7 de setembro, Angélica viveu um misto de sentimentos, trazendo a muitos munícipes, as emoções e boas lembranças da infância e adolescência nos desfiles da independência de antigamente.

Após muitos anos sem comemorar o 7 de setembro, o Prefeito Roberto Cavalcanti, através da equipe de eventos, conseguiu resgatar o civismo a nossa tão querida pátria amada, realizando um belíssimo desfile pelas Avenidas da cidade.

O evento contou com a participação e a união das escolas estaduais, municipais e distrito Ipezal como também as secretarias com todos os seus servidores. As festividades começaram por volta das 8h e tiveram a participação de crianças, pais, alunos, professores, diretores, coordenadores.

Vários carros alegóricos e alas retrataram a história do Brasil e os dramas dos nossos dias atuais e para finalizar, alunos realizaram apresentações em frente ao paço municipal.

Foi possível vivenciar a grandeza e a emoção nos olhos não só daqueles que participaram como também aqueles que assistiram ao desfile.

Em seu discurso para encerrar o ato cívico, o Prefeito Roberto Cavalcanti falou da emoção que sentiu enquanto assistia o desfile, parabenizando a todos os envolvidos no evento pela realização de mais um de seus projetos por Angélica. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

 

Começa hoje a Campanha coleta de pneus

Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

A JUNTA DE SERVIÇO MILITAR 086 DE AGELICA MS ALERTA PARA APLICATIVO FALSO NAS REDES SOCIAIS

A Junta Militar de Angélica  alerta sobre a existência de um falso aplicativo para celular que disponibilizaria o alistamento militar digital com a finalidade de guardar os dados dos usuários.

Este aplicativo não oficial está disponível através do GOOGLE PLAY (aplicativo para celular) e utiliza indevidamente o símbolo do Exército. O comunicado foi emitido através do PRM 09-003 – Dourados MS(JSM-061).

Assim, o secretário da Junta Militar de Angélica, Vanderlei Weber, solicita a publicação (em mídia, Jornal Eletrônico, sites de órgãos oficiais como Prefeitura, etc.), para conhecimento dos cidadãos.

Em hipótese alguma, as pessoas devem instalar o referido aplicativo, tão pouco solicitar qualquer documento militar através deste mecanismo, pois não existe Certificado Militar digital como aplicativo. Segue anexo, layout do referido aplicativo:

 

Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Casa de Apoio Vida e Luz completa 1 ano

Localizada em Barretos-SP, a casa de apoio Vida e Luz completa 1 ano de funcionamento, a casa é fruto de uma parceria de sucesso entre os municípios de Angélica e Batayporã.

A casa é destinada aos pacientes e acompanhantes que se deslocam tanto de Angélica  quanto de Bataypora para receberem tratamento contra o Câncer no Hospital de Amor, também conhecido como hospital do Câncer de Barretos.

Ao longo deste 1 ano, a casa recebeu em torno de 1450 pessoas, entre pacientes e acompanhantes.

Aos pacientes e acompanhantes  é oferecido gratuitamente  acolhimento humanizado, alimentação e estadia pelo tempo que for necessário,  além do transporte dos municípios de Angélica e Bataypora até Barretos – SP.

Estiveram realizando visita técnica a Secretária Municipal de Saúde de Angélica Francielli Fascincani, o prefeito de Bataypora Sr Jorge Luiz Takahashi acompanhado da Primeira Dama Sra Cleia Valéria de Souza e a Secretária Municipal de Saude de Batayporã Marcela Leite Macedo.

É uma satisfação muito grande chegar em Barretos e ver que o nosso projeto está dando tão certo. Nos preocupamos e nos empenhamos ao máximo  com os nossos pacientes, principalmente os enfrentam essa batalha tão difícil  contra o Câncer, por isso nos esforçamos para oferecer um serviço digno e de qualidade, declarou a secretária municipal de saúde de Angélica Francielli Fascincani.

O prefeito de Batayporã, Jorge Luiz Takahashi disse que está muito contente com o projeto entre os municípios, na oportunidade agradeceu ao Prefeito Roberto Cavalcanti pela parceria.

A secretária de saúde de Bataypora Marcela Leite Macedo disse que há um ano a casa de apoio vem funcionando ativamente oferecendo mais conforto e dignidade aos acompanhantes de pacientes que busca tratamento em Barretos- SP.

O Prefeito Roberto Cavalcanti não pode estar presente, mas declarou que sempre irá batalhar pelo atendimento digno e humanizado dos pacientes, que pra ele é muito gratificante saber que o município pode ofertar aos pacientes  conforto nesta hora tão difícil. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!