Blog

Prefeito Roberto Cavalcanti faz esclarecimento sobre a ponte de madeira sobre o rio Ivinhema em Angélica.

População de Angélica e Ipezal, já era do meu conhecimento, a grande quantidade de pessoas que iriam fazer suas reclamações com referência a ponte que está sendo demolida… Por este motivo relato quais atitudes tomadas pelo prefeito, fui a coordenação em Campo Grande (Agesul), tentar o tombamento do patrimônio, (ponte) porque faz parte da história de Angélica, mas o órgão denominado para fazer o processo é órgão federal, e tomamos conhecimento que o Ifan não faz mais tombamento de pontes de madeira, e quando o faz tem que ter justificativa, convincente, diante do exposto, fizemos um levantamento quanto ficaria para recuperar a mesma, em torno de aproximadamente $250 a 300 mil reais isto agora porque a base dela está abalada, levantei quanto de manutenção ano, $100 mil reais aproximado, isto para trazer segurança, aos pedestres e se a mesma não for feita manutenção a todo ano ela poderá cair sobre a de concreto e afetar as células de concreto da ponte nova podendo derruba-la como um efeito dominó, diante do quadro a diretoria da usina que foi parceira junto ao Estado na construção da mesma, nos responsabilizaria nos danos ao patrimônio e ao transporte sobre a de concreto já construída, diante da situação convidei para uma reunião todos os vereadores para saber a que medida tomaria, diante do relato, ficou determinado em comum acordo aos vereadores demolir e aplicar estes recursos de manutenção em necessidades mais urgentes no município, e reconhecendo o valor histórico da mesma solicitei ao Estado a doação da madeira boa para a prefeitura que fará uma réplica da mesma na entrada da cidade, portanto está situação está sendo tomada em comum acordo, dos vereadores, usina e Estado haja visto a ponte ser patrimônio do Estado mesmo sendo material em estado de apodrecimento, pelos tempos de uso e desgaste da própria natureza .todos os procedimentos foi levando em consideração o valor histórico, da ponte em questão, desenvolvimento do município, através dos imigrantes os custos e o fato de termos uma ponte segura construída, e a carência de recursos …que nós teríamos que gastar na manutenção da ponte que não é mais usada para transporte de forma nenhuma por falta de segurança. É o que tenho a esclarecer a toda população, obrigado mais informações procure-nos que teremos prazer em esclarecer melhor na Prefeitura. Ou Secretaria de Planejamento. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Portaria do MMA institui procedimento para identificar e calcular áreas de supressão de vegetação autorizadas em conformidade com a lei florestal

O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria nº 373/2018, instituiu procedimento para sistematização e aferição das informações sobre as áreas autorizadas de supressão vegetativa de acordo com a Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil ao Acordo de Paris. Trata-se de mecanismo que permitirá a diferenciação entre o desmatamento ilegal e o legal, cujos dados serão compilados pelo IBAMA, calculando as áreas de supressão da vegetação, autorizadas em conformidade com a lei florestal.

Com foco nos compromissos brasileiros para o clima, o governo federal criou mecanismo que permitirá a diferenciação entre o desmatamento ilegal e o legal. Publicada nesta sexta-feira, Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituirá um procedimento simplificado para calcular as áreas de supressão da vegetação, autorizadas em conformidade com a lei florestal. Os dados serão compilados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Angélica, Alam Tombini, a medida tem o objetivo de dar transparência e unificar, por meio de sistemas geridos pelo Ibama, as informações relativas à supressão da vegetação em todo o país. Atualmente, esses dados estão dispersos em órgãos ambientais nas três esferas de governo e, por isso, existem dificuldades na hora de diferenciar o desmate ilegal das supressões autorizadas pelas entidades competentes.

Prefeito Roberto Cavalcanti recebe apoio do deputado Barbosinha para investimentos em Angélica e Distrito de Ipezal

O prefeito do município de Angélica, Roberto Cavalcanti visitou, em Campo Grande, o deputado estadual Barbosinha para o adiantamento, junto ao Governo do Estado, por meio da AGESUL (Agência de Estadual de Gestão de Empreendimentos), em alguns projetos, entre eles novos e outros que já estão em andamento no município de Angélica, na área de infraestrutura para o ano de 2019. “O apoio do deputado Barbosinha é de fundamental importância para o apoio aos nossos anseios com relação a estas obras, que beneficiarão os habitantes de nosso município investimento para o distrito de ipezal”, destacou o prefeito. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Em Angélica no dia 24 de Outubro foi realizada a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

A Prefeitura Municipal de Angélica através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizou neste dia 24/10 a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente que contou com a apresentação dos alunos da APAE e com uma palestra bem interativa com o Professor Ricardo Giglio Junior.

Para o prefeito Roberto Cavalcanti que já foi Conselheiro Tutelar e membro do CMDCA, espaços como esses são de suma importância para elaboração de propostas e discussões para o avanço das políticas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Encerrou sua fala desejando sucesso nos trabalhos da X Conferência.

Após a palestra foram realizados os trabalhos em grupos onde foram elaboradas 03 propostas para cada um dos 05 eixos onde serão encaminhadas para a Conferência Estadual em Campo Grande. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Prefeitura de Angélica através da Secretaria municipal de Saúde promove ações sobre Outubro Rosa

Outubro é o mês de prevenção do câncer de mama e colo do útero, por isso chama se Outubro Rosa, o movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce e também desmistificação da doença. “Quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio”, destaca  a Secretária Municipal de Saúde de Angélica Francielli Fascincani.

 O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher, e se descoberto em seu estágio inicial, tem até 90% de chance de cura. Neste mês de outubro, diversas ações ocorrerão dentro da edição do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento compreende atividades gerais junto à comunidade e outras específicas nas Unidades de Saúde.

Durante todo o mês foram feitos horários estendidos de atendimento às quartas e sextas feiras para coleta de preventivo e exame da mama. No dia 25/10 aconteceu um encontro tanto no município quanto no Distrito dos profissionais de saúde e demais segmentos sociedade para discutir o temas em referência ao Outubro Rosa. “Temos uma equipe muito capacitada, nossos profissionais conhecem a realidade do município e do distrito então ninguém melhor que eles para falar sobre estes temas”, ressaltou a Secretária.

No município contamos com os seguintes profissionais para a elaboração das palestras: Enfermeira Claudia Eliane Lage sobre o câncer de colo do útero;

Enfermeira Andressa Martins sobre o câncer de mama; Dr Émerson Carlos de Oliveira fez o fechamento dos assuntos e respondeu algumas perguntas, e o encerramento  do encontro contou com a participação da paciente Maria Ivanir que deu o seu testemunho emocionante. Já no distrito de Ipezal foi o Dr Rene Mollinedo e a Enfermeira Rosa Eliane Marques que fizeram as apresentações.

Hoje dia 27 foi realizado o dia “D” no distrito de Ipezal no próximo dia 31/10, será o dia D, onde haverá funcionamento em horário estendido para a  coleta de preventivo. A primeira dama e presidente da AMS esteve presente e representando o prefeito Roberto Silva Cavalcanti, em sua fala ressaltou a importância de discutir estes assuntos e promover atividades de prevenção. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

 

Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica em confinamento de bovinos após denúncias sobre fortes odores em Ipezal

No dia 15 de outubro de 2018 o Secretário de Meio Ambiente de Angélica, o biólogo, Alam Tombini, realizou uma visita técnica do confinamento de bovinos da Fazenda Joia, localizada no Distrito de Ipezal após o recebimento de denúncias sobre fortes odores que segundo os moradores estaria sendo causado pelo confinamento de bovinos que fica há aproximadamente 1.100 metros do núcleo o urbano.

Após a visita o Secretário elaborou um relatório técnico que foi encaminhado para o setor jurídico da Prefeitura e para a empresa proprietária do empreendimento para que a mesma tenha ciência das denúncias, bem como foram solicitadas ações de controle ambiental para minimização dos odores decorrentes da atividade. Prefeitura de Angélica, um governo para todos! 

SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE BUSCA APOIO PARA PRODUTORES NA SEMAGRO EM CAMPO GRANDE

O Secretário de meio ambiente, Alam Tombini, esteve em Campo Grande para reunião com representantes da SEMAGRO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) para entre outras pautas, solicitar apoio aos produtores rurais de Angélica.

Participaram da reunião o Assessor Técnico do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Sr. Carlos Amaral D’Amore e a Gestora de Desenvolvimento Agrário, Francimar Peres Matheus da Silva.

Na ocasião foi apresentado o pedido feito pela AMPPRIR (Associação de Micros e Pequenos Produtores Rurais de Ipezal e Região para substituição de um reservatório de água com capacidade de 10.000L que está em precárias condições e atende 17 propriedades rurais. Além disso, foi solicitado o apoio para a disponibilização de uma calcareadeira e um terraceador para atendimento as ações de recuperação de áreas degradas no município. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!.

Prefeito Roberto Cavalcanti viabiliza pagamento de 50% do 13º de funcionários

A Prefeitura de Angélica pagou Ontem (17) a primeira parcela do 13º salário dos funcionários da administração. Foram beneficiados, tanto os funcionários diretos quanto os professores. “Estamos muito felizes por conseguirmos, apesar das dificuldades que os municípios enfrentam, contribuir para que os funcionários amenizem sua situação econômica”, comemorou o prefeito Roberto Cavalcanti.

As dificuldades às quais o prefeito se refere são a diminuição dos recursos repassados aos municípios, como FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e o repasse da parte destinada às administrações municipais do ICMS (Imposto sobre Circulação de Serviços e Mercadorias). O FPM é composto de partes da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI – ambos impostos federais- e repassados de acordo com o numero de habitantes.

O prefeito ressaltou também que o município está com um grande parque de obras e parte dessas é exigido por lei uma contra-partida municipal. “São obras oriundas de emendas parlamentares e também temos as obras que estamos realizando com recursos próprios”, explicou.

Este pagamento será muito benéfico à economia local, já que circulará em função das necessidades das famílias dos funcionários públicos. “Esperamos assim ajudar para que não apenas quem recebeu esta parcela mas, também nosso comércio, possam diminuir um pouco as dificuldades financeiras, em função da situação econômica que o país atravessa”, concluiu o prefeito. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!

Secretaria de Meio Ambiente de Angélica realiza cadastro de produtores e interessados na criação de peixes

A Secretaria de Meio Ambiente de Angélica está realizando, através de um formulário disponibilizado na própria Secretaria, o cadastramento de produtores interessados na criação de peixes em tanques escavado ou elevados. Tal cadastro faz parte do Plano Municipal para o Desenvolvimento da Piscicultura.

Em um primeiro momento está sendo feito o registro inicial de aquicultor manifestando interesse dos produtores na atividade para, futuramente, ser realizado o cadastro definitivo a fim de receber as adequações e possíveis incentivos por parte do Governo Municipal, Estadual e Federal.

Os produtores que estiverem interessados na atividade e que possuam propriedade no município com capacidade hídrica favorável para a construção e criação de peixes devem entrar em contato com o Secretário de Meio Ambiente, Alam Tombini,  na Secretaria para preenchimento do Formulário ou pelo telefone (67) 99891-4514.

O prefeito Roberto Cavalcanti recebe representantes do Simted de Angélica

O prefeito do município de Angélica se reuniu na última terça-feira(02) com o presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Angélica) Aparecido Figueiredo e  representantes, para tratar da atualização do estatuto do professor no município.

Elaborado em 1999, desta data até agora foram acrescentados vários artigos, deixando o estatuto defasado. O sindicato entregou uma proposta de reformulação que visa melhorar a compreensão dos direitos dos profissionais da área.

O prefeito colocou o departamento jurídico da prefeitura à disposição para fazer a análise do modelo entregue. E garantiu todo o apoio para resolver a questão, deixando os direitos dos professores bem claros no município.

“Estas mudanças irão trazer melhorias ao profissional da educação que atuam diretamente no ensino, melhorando a qualidade nas escolas municipais. Ser professor é algo glorioso, pois são eles os responsáveis por fornecer o conhecimento multidisciplinar e atuar na orientação educacional  de nossas crianças”, explicou Roberto Cavalcanti.

Prefeitura de Angélica, um governo para todos!