Prefeitura de Angélica através da Secretaria municipal de Saúde promove ações sobre Outubro Rosa

Outubro é o mês de prevenção do câncer de mama e colo do útero, por isso chama se Outubro Rosa, o movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce e também desmistificação da doença. “Quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio”, destaca  a Secretária Municipal de Saúde de Angélica Francielli Fascincani.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher, e se descoberto em seu estágio inicial, tem até 90% de chance de cura. Neste mês de outubro, diversas ações ocorrerão dentro da edição do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento compreende atividades gerais junto à comunidade e outras específicas nas Unidades de Saúde.

Durante todo o mês foram feitos horários estendidos de atendimento às quartas e sextas feiras para coleta de preventivo e exame da mama. No dia 25/10 aconteceu um encontro tanto no município quanto no Distrito dos profissionais de saúde e demais segmentos sociedade para discutir o temas em referência ao Outubro Rosa. “Temos uma equipe muito capacitada, nossos profissionais conhecem a realidade do município e do distrito então ninguém melhor que eles para falar sobre estes temas”, ressaltou a Secretária.

No município contamos com os seguintes profissionais para a elaboração das palestras: Enfermeira Claudia Eliane Lage sobre o câncer de colo do útero;

Enfermeira Andressa Martins sobre o câncer de mama; Dr Émerson Carlos de Oliveira fez o fechamento dos assuntos e respondeu algumas perguntas, e o encerramento  do encontro contou com a participação da paciente Maria Ivanir que deu o seu testemunho emocionante. Já no distrito de Ipezal foi o Dr Rene Mollinedo e a Enfermeira Rosa Eliane Marques que fizeram as apresentações.

Hoje dia 27 foi realizado o dia “D” no distrito de Ipezal no próximo dia 31/10, será o dia D, onde haverá funcionamento em horário estendido para a  coleta de preventivo. A primeira dama e presidente da AMS esteve presente e representando o prefeito Roberto Silva Cavalcanti, em sua fala ressaltou a importância de discutir estes assuntos e promover atividades de prevenção. Prefeitura de Angélica, um governo para todos!