Prefeitura de Angélica entrega bicicletas para os Agentes Comunitários de Saúde e para os Agentes de Combate a Endemias do município

A Prefeitura Municipal de Angélica através da Secretaria de Saúde entregou ontem(29), 29 bicicletas novas para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), tanto para os profissionais do município quanto para os profissionais do distrito.
Com investimentos de recursos próprios, as bicicletas auxiliarão os profissionais na locomoção para visitas domiciliares entre as áreas de abrangência do município.

O trabalho dos ACS destaca-se pela importância de suas funções, porque ele é o elo entre a comunidade e os sistemas de saúde, sendo que suas principais atribuições são: Participar da vida da comunidade principalmente através das organizações, estimulando a discussão das questões relativas à melhoria de vida da população, fortalecer elos entre a comunidade e os serviços de saúde, coletar dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais, informar aos demais membros da equipe de saúde da disponibilidade, necessidades e dinâmica social da comunidade, orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde e atuar integrando as instituições governamentais e não governamentais como grupos de associações da comunidade. Ao todo são 23 Agentes comunitários de saúde e 6 agentes de Combate a endemias.

De acordo com a Secretária de Saúde, Francielli Fascincani, todas as bicicletas antigas foram trocadas devido ao mau estado e tempo de uso que se apresentavam, isto foi feito na intenção de proporcionar uma melhor qualidade de trabalho, agilidade e conforto aos profissionais. “Sabemos da importância dos serviços prestados tanto pelos ACS quanto pelos ACE, eles são o primeiro contato com os moradores e precisávamos auxiliar suas condições de trabalho.Conhecemos os anseios da equipe, e somos sabedores do empenho que todos têm para desenvolver da melhor forma possível as atividades que lhes são atribuídas”, ressalta a secretária.

“Este é um investimento importante para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, pois auxiliará no trabalho que eles desenvolvem atendendo os moradores de suas áreas de abrangência. Nós sabemos também que a bicicleta é um transporte seguro, econômico, ecológico e que incentiva a prática de exercícios. Estão todos de parabéns por esta conquista”, enfatizou o prefeito Roberto Cavcalcanti.

Prefeitura de Angélica, um governo para todos!