PREFEITURA REALIZA AÇÕES EM ALUSÃO A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

A Prefeitura Municipal de Angélica, através do Prefeito Aparecido Geraldo – Boquinha, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou diversas ações no mês de novembro. O mês foi marcado pela Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de Próstata e câncer de Pênis.

Na Unidade Mista de saúde, houve o atendimento exclusivo do renomado médico Urologista Dr. Jamal, do município de Campo Grande, que realizou exames de toque, tanto para diagnóstico de câncer de próstata e câncer de pênis.

A Unidade Mista de Saúde realizou:

– 115 TESTA RÁPIDO (hepatite B e C, sífilis e HIV)

–  313 PA – PRESSÃO ARTERIAL

– 303 GLICEMIAS CAPILAR

– 341 EXAMES DE PSA

– 326 CONSULTAS COM UROLOGISTA

Vale ressaltar, que além dos exames realizados, todos os pacientes tiveram orientações de saúde bucal, e palestra e orientações sobre a Dengue.

A Secretária de Saúde Francielli Fascincani, ressalta a importância dos familiares “as famílias são parte essencial neste processo e devem ser orientadas a apoiar e incentivar estes homens a se cuidarem e a criarem o hábito da prevenção, desde jovens”

De acordo com dados apontados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens. Na maioria das vezes, atinge pessoas acima de 65 anos e por ser uma enfermidade silenciosa, os pacientes acabam descobrindo o câncer já em estágio mais avançado.

“Agradeço a minha equipe que não mediu esforços na realização da Campanha, realizamos um número expressivo de exames e consultas durante nossa campanha, e isso me alegra em saber que a saúde venceu o preconceito” concluiu a Secretária.