Prefeitura em parceria com a Secretaria de Saúde lança Nova Campanha: “Medicamento não é lixo: Descarte no lugar certo”
A Prefeitura de Angélica – MS, através da Secretaria Municipal de Saúde lança nesta segunda-feira (08/02/22), a campanha: “Medicamento não é lixo: Descarte no lugar certo”,esta campanha tem o intuito de sensibilizar a conscientização para o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso, visando contribuir com a preservação do meio ambiente e promoção do uso racional, através da redução da automedicação e dos riscos de intoxicação medicamentosa da população.
Serão dois pontos de coleta:
Em Angélica: Na Farmácia Central, que fica na Secretaria de Saúde, e no Distrito de Ipezal, na farmácia da ESF Márcio Rogério Camargo.
De acordo com a Secretária de Saúde, Francielli Fascincani, que é farmacêutica e especialista em saúde pública, o descarte de qualquer tipo de medicamento de forma incorreta gera consequências tanto para a saúde humana como ao meio ambiente. “Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição, comprimidos, cápsulas, líquidos, sprays e pomadas por exemplo, se descartados no lixo comum, colocam substâncias em contato com o solo e a água, contaminando o meio ambiente”, destacou.
Para o Coordenador da Assistência Farmacêutica, o Farmacêutico Henrique Dias, a importância do descarte correto dos medicamento visa a diminuição do uso irracional e contribuindo para o bem do meio ambiente. Alerta ainda sobre a importância de termos a Farmácia Básica como pilar não só de dispensação como também de descarte de medicamentos, pois sempre será possível encontrar Farmacêuticos disponíveis para sanar dúvidas e orientar as ações corretas.
As farmácias públicas receberão os medicamentos, em consonância com a política nacional de resíduos sólidos e de acordo com as normas em vigor para descarte ou nova dispensação.